NOTA DE ESCLARECIMENTO – 005/2022

A Administração Municipal vem a público esclarecer alguns pontos que estão sendo questionados a respeito do Desfile Cívico de 07 de setembro em nosso município.

Primeiramente com relação à mudança do local, que tradicionalmente ocorria na Avenida JK e que passará a ser em torno da orla da lagoa Copacabana, dentre os vários fatores que motivaram essa decisão estão, por exemplo, o fato de que a Avenida JK é muito movimentada, com elevado tráfego de automóveis e ônibus de trabalhadores rurais que passam pelo local, em especial durante o horário dos ensaios, causando transtornos para os motoristas, nas semanas precedentes e também no dia do evento.

Será montada toda uma estrutura para dar apoio à realização do evento e garantir a segurança e conforto, tanto dos participantes do desfile (as crianças e os adolescentes) quanto para o público que irá prestigiar, onde, por exemplo, serão montados gradis em torno da lagoa para evitar acidentes, colocação de tendas e um local próprio para posar para fotografias em frente ao monumento da “pimentinha”, ressaltando que os profissionais da educação que acompanham os alunos no evento estarão o tempo todo atentos às crianças, como sempre ocorreu.

O ponto de partida será o Galpão Cultural “Adilson Campos”, disponibilizando banheiros e bebedouros para os participantes, algo que nunca esteve disponível em anos anteriores, além de existirem comércios nas proximidades do local.

Se tratando um evento separado, que se dará início a partir das 19h, na mesma data, serão inaugurados o quiosque e a nova iluminação da orla, obras que trazem muitos benefícios ao município, tanto do ponto de vista turístico e econômico, e de lazer e bem-estar aos nossos cidadãos, onde será montado um palco para realização de atrações de artísticas.

Viemos, portanto, reiterar que o feriado nacional de comemoração da Independência do Brasil continua sendo no dia 07 de setembro, pois a data em momento algum foi “transferida” para o dia 03. A mudança do evento do Desfile Cívico para ocorrer no sábado, é um pedido antigo (que já vem de anos anteriores), por parte de diversos pais, em especial os da zona rural, por terem dificuldade de estar presentes em dias de semana.

Estas decisões acima expostas não foram tomadas de forma arbitrária pela Administração, ao contrário, foram debatidas e aprovadas em reuniões e foram tomadas de comum acordo com as diretoras das escolas municipais e escola estadual, bem como os demais participantes do evento (capoeiristas, escoteiros etc.).

É compreensível que sempre que ocorrem mudanças são gerados certos transtornos, que desagradam alguns que podem se sentir desconfortáveis e desconfiados, no entanto, não se justificam os ataques à Administração e a figura do Prefeito Municipal, a incitação de boicote ao evento, que somente trazem prejuízos ao município e seus cidadãos. Destacando que nenhuma decisão referente ao o evento do desfile cívico foi tomada por motivos políticos, ou com interesses de promoção pessoal por parte do Governo Municipal.

05 de agosto de 2022