NOTA DE ESCLARECIMENTO – 005/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta vem a público prestar esclarecimentos à toda população pimentense a respeito dos critérios seguidos para a Campanha de Vacinação contra a COVID-19 em nosso município.

A Secretaria de Saúde, reitera que a Campanha de Vacinação está avançando de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação COVID-19 e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, junto a Superintendência Regional de Passos, os quais fornecem todas as orientações técnicas para o cumprimento dos protocolos vigentes quanto as ações necessárias conforme cada etapa da vacinação.

Estamos seguindo à risca as orientações constantes na NOTA INFORMATIVA – 32ª versão da SES-MG, a saber: a meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário. Fica recomendada a vacinação das pessoas incluídas nos grupos prioritários subsequentes sempre que a meta de vacinação for atingida no percentual de 90% dos grupos prioritários elencados para o atendimento. Caso as pessoas incluídas no grupo prioritário ou faixa etária não comparecerem no momento da vacinação definido pelo município, fica recomendado que o município avance para o próximo grupo prioritário/faixa etária não comprometendo dessa forma o avanço da vacinação. Importante que seja realizada uma busca ativa daqueles que não compareceram para a vacinação e que seja garantido o direito de vacinar assim que disponível o quantitativo de vacinas.

Muitos tem sido os questionamentos por parte de população com relação ao aparente atraso no avanço das faixas etárias, no entanto é importante frisar que estamos na etapa correta, e realizando sempre a busca ativa daqueles indivíduos que não se vacinaram, visto que a meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário. Assim, tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela COVID-19, é fundamental alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais. Para tanto, todos os esforços devem estar voltados para vacinar toda a população alvo.

Realizando-se um comparativo entre os dados obtidos no site: https://vacinaminas.mg.gov.br com relação a quantidade de doses distribuídas para cada município da microrregião nota-se que o Pimenta se encontra em desvantagem, tendo recebido menor quantidade doses em relação ao percentual de nossa população o que nitidamente tem gerado prejuízos ao calendário de vacinação em Pimenta. Esse fato foi questionado junto à Superintendência Regional de Passos e até o momento não recebemos retorno.

Pimenta, 11 de agosto de 2021