Ir para o conteúdo

Casa de Apoio “Acolher” em Passos

O Município de Pimenta, através das Secretarias Municipais de Saúde, Administração e Assistência Social, no dia 28/05/2021, estará inaugurando a Casa de Apoio “Acolher” em Passos, com o objetivo de implantar o serviço de apoio para atendimento das demandas assistenciais aos pacientes oncológicos durante o tratamento especializado fora do domicílio – TFD.

A casa de apoio, além de ter o papel de acolher o paciente dentro de sua demanda, busca amenizar a saudade que os pacientes referem sentir de suas casas, ofertando cuidado e afeto. A casa irá acolher o paciente e seu familiar que não possuem condições de pagar hospedagem e que necessitam estar na cidade onde ocorre o tratamento.

Possui grande importância diante do tratamento dos pacientes oncológicos, pois proporcionará um lugar para descanso, oferecendo um espaço de cuidado, atenção e socialização.

A estruturação da Casa de Apoio teve o grande apoio da comunidade que realizou doações, proporcionando de maneira incondicional o carinho, conforto e generosidade para com o próximo no ato de solidariedade.

1 – Quem pode usar:
Todos os pacientes oncológicos e acompanhantes que necessitarem de apoio nos serviços de saúde em outros Municípios.

A acolhida é muito importante durante o tratamento, além de um espaço em que paciente e familiares possam permanecer. O cuidado neste momento do tratamento desperta sentimentos e emoções positivas para o enfrentamento das questões geradoras de sofrimento

2 – Quando pode ser usado:
A casa de apoio deverá ser utilizada de maneira organizada a atender a demanda dos pacientes e acompanhantes.

Fluxo de Atendimento:
A casa de apoio deverá possuir condições estruturais adequadas para acomodação dos pacientes e acompanhantes.

A organização da casa de apoio será analisada diante dos critérios e necessidades do público alvo.

Sendo importante a manutenção da higienização, materiais de cuidados básicos, alimentação, segurança e transporte.

9 – Horário de Funcionamento
A casa de apoio funcionará de segunda a sexta – feira de 06:30 as 18:30 horas, não estando disponível nos finais de semana e feriados. Local: Rua Saldanha Gama – 31 Passos/MG (Próximo à Santa Casa de Passos).

A Administração 2021/2024 juntamente com Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, no dia 28/05/2021, estará inaugurando a Casa de Apoio Acolher em Passos, que irá acolher os pacientes e seus acompanhantes que não possuem condições de pagar hospedagem e que necessitam estar na cidade onde ocorre o tratamento. Possui grande importância diante do tratamento dos pacientes oncológicos, pois proporcionará um lugar para descanso, oferecendo um espaço de cuidado, atenção e socialização.

O governo municipal não mediu esforços para tornar realidade a criação dessa casa a qual se configura num projeto idealizado pelo presidente da Câmara Municipal de Pimenta.

Nas palavras da Secretária de Administração Cristiane Macedo: “O dia a dia dessas 95 pacientes e seus familiares já não é fácil por ter que lidar sempre com doenças. É algo muito cansativo e desgastante. Nós da administração, sabendo disso, tentamos proporcionar um ambiente seguro, confortável e propício a eles, enquanto vão a nossa cidade vizinha em busca de tratamento. Essa é mais uma de nossas realizações que temos muito orgulho de inaugurar”.

O governo de Pimenta vem buscando cada vez mais formas de atender a todos com toda presteza e prontidão, sempre engajada em oferecer melhores condições e serviços aos moradores, principalmente para os que precisam de tratamento médico.

“Nós sabemos o quão difícil era para os pacientes e famílias não terem um local para ficar e descansar, enquanto aguardam o horário de suas consultas. Por isso nos engajamos e conseguimos inaugurar hoje a Casa de Apoio “Acolher” que fica localizada em uma região hospitalar muito privilegiada”, ressalta a Secretária de Administração Cristiane Macedo.

Um agradecimento especial aos nossos APOIADORES:

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA “SEM FRONTEIRAS”
SICOOB CREDIPIMENTA
SICRED
PORTO MINEIRO DE GRÃO
CREDIALTO
COOL CENTER
SALÃO DA MOURA
LARISSA DECORAÇÕES
ALESSANDRA R. NUNES
DECEMILIA R. NUNES
DECORE MOVEIS
LUZIA DO ORESTES
JOÃOZINHO DA ITÁLIA
MARIA DO CARMO PERFISTER
GERALDO MACEDO
DISTRIMED
CRISTIANE MACEDO
FLORICULTURA ARTE PIMENTA FLORES

Rolar para o topo Pular para o conteúdo