8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais Terminou nesta quinta-feira

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021, realizada em Pimenta, contou com a parceria do município de Pains. com o tema: “CAMINHOS DO PATRIMÔNIO CONTEMPORAINEIDADE E NOVOS HORIZONTES”.

O evento foi um sucesso e um grande orgulho para nosso município. Tendo ocorrido ao longo de 3 dias, 21, 22 e 23 de setembro, a Jornada contou com seminários online no primeiro dia com a participação de Simone Ramos – Mestre em Patrimônio Sustentável pela UFMG, Paulo Esteves – Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pimenta e Marcia Rabelo – Secretária Municipal de Cultura e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pains.

No segundo dia, o evento ocorreu no Restaurante 2000, e contou com as ilustres presenças de Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Prof.º Wendel Mesquita – Deputado Estadual Vice-presidente da Comissão e Cultura para o Lançamento do Projeto de Revitalização e Restauro das Ruínas do Forno de Memória, (bem tombado pertencente ao Conjunto Paisagístico do Centro Histórico). Estiveram presentes: o vice-prefeito Fabricio Clemente, o Secretário de Cultura e Turismo Paulo Esteves, os vereadores: Júlio Cesar Rezende (presidente da câmara), Breno Firmino, José Vieira “Juquita do Ico” e Geraldo Magela “Geraldinho do 2000”, o Procurador Renato Lopes, a Secretária de Administração Cristiane Macedo, a Secretária de Gabinete Maria Helena, a Secretária de Saúde Linara Mirelle, o Assessor Jurídico Fábio Teixeira e o Secretário de Cultura e Turismo de Piumhi Tiago Silva.

No terceiro dia, o secretário Paulo Esteves reuniu-se com representantes da Secretaria de Educação, Adriana Moura, Edineia Beraldo e Ivania Belo e Vilma Camargos para discutir sobre o projeto de educação patrimonial, com o intuito de incluir o estudo do tema no currículo dos alunos da rede municipal e estadual de Pimenta.