Ir para o conteúdo

Vacina Já!

Prefeito Geovanio Macedo assina o interesse do município em aderir ao consórcio de VACINAS para imunização contra a COVID-19.

Mais de dois mil municípios já manifestaram interesse em aderir ao consórcio público de vacinas.
O CONECTAR – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), já conta com 2,1 mil municípios interessados, sendo 25 capitais. A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) caso o governo federal não consiga suprir a demanda nacional. Até sexta-feira, 5 de março, a lista tinha 1.703 municípios e 125 milhões de brasileiros alcançados com a ação.
Agora, com os mais de 2.100 municípios, a população dessas cidades totaliza mais de 142 milhões de cidadãos.
O presidente da FNP, Jonas Donizette, reforça alguns pontos importantes: “Vamos divulgar, a partir dessa segunda-feira, 8, uma lista atualizada para que você, prefeito e prefeita, possa ver o nome do seu município.
Mas é importante que vocês mandem o projeto de lei, que está no nosso site, para a câmara legislativa. Vamos todos unidos trabalhar pela vacinação dos brasileiros.”
Todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até o dia 19 de março pelas respectivas câmaras. Esse trâmite é obrigatório para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do CONECTAR, que será no dia 22 de março.
Além disso, é imprescindível que os municípios que aprovarem o projeto de lei na Câmara de Vereadores mandem uma cópia da lei para a FNP até 19 de março no e-mail consorcio.vacina@fnp.org.br.

CONECTAR
A proposta de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos ligados à saúde está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. De acordo com o PNI, em vigência desde 1973, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do governo federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo.
Fonte : Frente Nacional de Prefeitos

Rolar para o topo Pular para o conteúdo