Setor de Endemias Realiza Reunião para Enfrentamento da Dengue

O Setor de Vigilância Epidemiológica e Endemias realizou nesta quarta-feira, 24, uma reunião para reestruturar do Comitê Municipal de Gestão Intersetorial de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika.

Compareceram à reunião: o prefeito Geovânio Macedo, a Secretária de Saúde Linara Domingos, os secretários municipais, profissionais da saúde, profissionais do setor de endemias, fiscais municipais e representantes da sociedade civil.

O Coordenador de Endemias, Elias Faria, explanou sobre a necessidade da existência do Comitê, além da importância da criação do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses Urbanas.

Também foram mostrados os dados sobre situação da infestação de mosquito Aedes aegypti, no município de Pimenta no momento: o nosso município se encontra com 4,4% no Grau de Infestação, com risco eminente de surto de Dengue, Chikungunya e Zika.

Atualmente estas doenças são uma questão social e não apenas de saúde pública, portanto, para solucionar ou abrandar o problema são necessárias soluções multissetoriais e articulação com diversos segmentos da sociedade. Caso Contrário teremos uma situação calamitosa no município.

É importante ressaltar que a luta contra o mosquito Aedes aegypti não é apenas responsabilidade do poder público, mas também da sociedade. Faça sua parte, pois a mobilização de todos é fundamental.