SECTUR realizou cadastros do Plano Municipal da Cozinha Mineira

Nesta semana aconteceu a segunda reunião do Plano Municipal da Cozinha Mineira – Nossa identidade Gastronômica: Peixe.
Estiveram presentes a convite da SECTUR: o IGR do Grutas e Mar de Minas e nove proprietários de estabelecimentos do setor gastronômico que disponibilizam no cardápio o peixe.

O peixe foi escolhido como identidade gastronômica do município de Pimenta, uma vez que é nosso “prato típico”.
O Plano Municipal da Cozinha Mineira tem como objetivo, incentivar o desenvolvimento do turismo de Pimenta e Santo Hilário; fomentar a atividade gastronômica no Município, como forma de agregar valor, trabalho e renda; estimular o receptivo, fortalecendo e gastronômico, oportunizando o intercâmbio entre os participantes, projetar e divulgar município de Pimenta através da gastronomia e catalogar e divulgar os bares e restaurantes que tenham em seu cardápio o peixe como iguaria servida.

O cadastro dos bares e restaurantes juntamente com os pratos serão divulgados em breve e estarão a disposição no futuro Festival Gastronômico que será realizado pela SECTUR.

Nota: O Plano Municipal da Cozinha Mineira foi criado pelo Secretário de Cultura e Turismo Paulo Esteves, através da orientação do “Plano Cozinha Mineira” que integra o Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM) e propõe a implantação de políticas públicas e privadas voltadas à gastronomia mineira. O plano estabelece 72 iniciativas, com o valor total estimado em R$ 163 milhões, para serem executadas de 2021 a 2024.

Entre as iniciativas está a criação de uma linha de financiamento via BDMG para micro e pequenas empresas com condições e recortes específicos para o setor de gastronomia, a criação de um Atlas da Gastronomia e o reconhecimento de registro da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas via Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), entre outras ações.
Cozinha mineira: sinônimo de acolhimento, afeto, hospitalidade e diversidade, mas também de desenvolvimento socioeconômico para Minas Gerais. Com o objetivo de fomentar e promover um dos mais importantes atrativos turísticos do Estado como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social.