Ir para o conteúdo

Sectur Realiza Projeto de Educação Patrimonial com Alunos da Rede Estadual de Pimenta

A Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo iniciou nesta semana, de 4 a 8 de outubro de 2021, o projeto de educação patrimonial “Educar 2021” em parceria com a Escola Estadual “Padre José Espíndola”.

O Projeto foi apresentado de forma online para professores, alunos, supervisão e equipe gestora, através do Secretário Paulo Esteves e a consultora do patrimônio Simone Ramos, tendo como tema: “Revitalização e restauro das ruinas do forno de memória (bem tombado conjunto paisagístico do centro histórico), praça de eventos, mirante e Cristo” visando incentivar os alunos a conhecer mais a respeito deste importante patrimônio de nosso município, o antigo Forno de Cal, do ponto de vista econômico, social, econômico e ambiental.

Os alunos, juntamente com o corpo docente da escola, irão desenvolver atividades planejadas de acordo com as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Teremos premiações pelas atividades criadas pelos alunos de acordo com cada área do conhecimento.

A Educação Patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória local em que está inserido. Este processo leva ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura pimentense.

Rolar para o topo Pular para o conteúdo