Ir para o conteúdo

Saiba como e por que é importante contribuir com a Coleta Seletiva

A coleta seletiva é o método que otimiza os processos de destinação do lixo. E por falar em lixo… Vale a pena ressaltar que “lixo” é uma palavra geral para designar as palavras “resíduos recicláveis” (os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização), “resíduos orgânicos” (aqueles que podem ser encaminhados para a compostagem) e “rejeitos” (aqueles que já não podem ser utilizados novamente).

A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável.

A Coleta Seletiva em Pimenta exige que os descartes sejam separados em secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos). Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam na Associação de Catadores de Recicláveis de Pimenta – ASCREPI, eles são separados minuciosamente conforme suas características, prensados e encaminhados para a reciclagem. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.

Importante ressaltar também que a Coleta seletiva é fonte de geração de renda para as famílias que trabalham no ramo. Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos.

? Agora que você já conhece a importância da Coleta Seletiva, seja nosso parceiro! SEPARE SEU MATERIAL RECICLÁVEL E CONSCIENTIZE OUTRAS PESSOAS.

Rolar para o topo Pular para o conteúdo