“Lixo” do município terá descarte ambientalmente correto

A Prefeitura de Pimenta deu início nesse mês de fevereiro, a destinação dos resíduos sólidos urbanos gerados no município para o Aterro Sanitário localizado na cidade de Bambuí/MG, conforme Processo Licitatório nº 106/2021 e Pregão Eletrônico nº 065/2021.

Agora, todo lixo produzido em Pimenta/MG será depositado em caçambas na área de transbordo do Município e periodicamente serão recolhidos e transportados pela empresa vencedora do Processo Licitatório: Integração de Resíduos – Parque de Transformação Ambiental Ltda, e encaminhados para disposição ambientalmente adequada.

Essa medida foi tomada em decorrência do encerramento do Aterro Controlado do Município, em que há anos a disposição dos resíduos era realizada sem qualquer medida de controle de contaminação, bem como por conta dos custos elevados que seriam utilizados para manter um Aterro Sanitário legalizado.

A disposição ambientalmente correta dos resíduos sólidos se fundamenta na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal (12.305/2010) que dispõe sobre os princípios, objetivos e instrumentos para alcançar o correto gerenciamento de resíduos.

O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente. Teoricamente, o aterro sanitário é considerado uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de rejeitos.

A Administração Municipal reforça que a Coleta Seletiva é a melhor solução e o destino ideal para os resíduos recicláveis, contribuindo com a preservação ambiental, bem como com a redução do lixo e consequentemente dos gastos públicos, além de gerar renda para famílias que sobrevivem desse trabalho.

Produtos que podem ser reciclados, geralmente, não vão para o aterro sanitário. Mas, para o processo de reciclagem acontecer, é preciso que a população faça a separação dos diferentes tipos de materiais (vidro, plástico, papel, metal) e disponha para coleta.

Para além disso, o ideal é refletir acerca do próprio lixo e tentar diminuir ao máximo os resíduos.