Em breve, o lançamento da plataforma Sectur Rotas

Com o objetivo de fomentar os pontos turísticos e de entretenimento da cidade, a Prefeitura de Pimenta, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, cria um circuito turístico integrado a recursos tecnológicos, com plataformas diversificadas e acesso ao Google Maps.

A ideia é que os pontos turísticos integrados ao projeto tenham suas rotas exibidas através de QRCODE que, ao ser lido, apresentará informações históricas e importantes desses locais juntamente com a sua localização usando o Google Maps. Basta o interessado aponta a câmera do seu celular para o QRCODE que as descrições das informações aparecem simultaneamente no aparelho do interessado.

A plataforma, além de criar e manter o circuito turístico e histórico-cultural, possibilitará que esses circuitos sejam atualizados ao longo do tempo, sendo constantemente adicionadas novas informações de rotas e serviços de cada destino.

A novidade dessa tecnologia oferecida é que um cliente no restaurante, um hóspede no hotel, um turista circulando pela cidade poderão ter acesso às informações da rota turística da cidade, locais para visitar, se hospedar, pontos de visitação, eventos, entre outras alternativas.

O secretário municipal de Turismo, Paulo Esteves afirma que o código de barras bidimensional vai facilitar o acesso às informações. “Além da criação do QRCODE, levar esse código aos locais de visitação permite uma maior integração com o público. Isso vai estimular que as pessoas continuem realizando um roteiro de visitações com qualidade e informações de localização”, afirmou.

Segundo técnico da plataforma, Leandro Teixeira, depois do primeiro acesso, os dados das rotas ficam armazenados em cache no celular em arquivos temporários, desta forma por um certo período as informações ficam disponíveis mesmo em lugares sem internet e os links que abrem os sistemas podem ser compartilhados via mensagem sem a necessidade de instalar nenhuma aplicação no celular.

Fonte: Jornal Prisma