Conselho Municipal de Meio Ambiente

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE EMPOSSA NOVOS MEMBROS E ELEGE PRESIDÊNCIA DO BIÊNIO 2021-2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável organizou no último dia 23, a primeira reunião do ano de 2021 do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA.

O conselho é composto por 10 (dez) membros, representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-MG; Secretaria Municipal de Urbanismo; Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo; Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE; Sindicato dos Produtores Rurais de Pimenta-MG; Grupo Escoteiros Monsenhor Ivo Soares de Matos; Rotary Club de Pimenta; Associação de Catadores de Recicláveis de Pimenta – ASCREPI e Loja Maçônica Mestres do Lago, respeitando assim a representação paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil organizada.

Todos os membros titulares do Conselho foram apresentados e empossados. A Política Municipal de Meio Ambiente, regida pela Lei nº 1.762/2018, foi apresentada e teve seus principais e relevantes artigos discutidos. Outro ponto importante da reunião foi a eleição da Presidência do Conselho.

Por unanimidade, foi eleita para Presidência do Conselho, a Engenheira Ambiental Shaiana Jaciara Silva, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A vice-presidência do Conselho, ficou a cargo do secretário Paulo Sérgio Esteves, representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SECTUR) As funções da Secretaria Executiva do Conselho serão exercidas pelo Engenheiro Ambiental Marco Aurélio da Costa Cruz, servidor público municipal, subordinado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O CODEMA é instituído como órgão colegiado, paritário, normativo, consultivo de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e deliberativo no âmbito de sua competência sobre as questões ambientais propostas nas leis correlatadas do município. As reuniões do conselho ocorrem mensalmente, na última quinta-feira do mês, no prédio principal da Prefeitura Municipal de Pimenta e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão.