Coleta Seletiva em Pimenta Completa 8 Anos e é Referência na Região

O Município de Pimenta tornou-se destaque na região desde a implantação da coleta seletiva, ação que completou 8 anos neste mês de setembro. Essa conquista veio através de muito esforço, perseverança em ações positivas contínuas e inovadoras. Com o slogan “ReciclaPimenta – A Coleta é seletiva, mas a ação é coletiva”, a iniciativa ganhou força e hoje atende todo território urbano central e o Distrito de Santo Hilário, com expectativa de expansão para as localidades distantes e zona rural.

A Coleta Seletiva foi instituída por meio de Lei Municipal que autorizou a parceria entre a Prefeitura e a Associação de Catadores de Recicláveis de Pimenta – ASCREPI. O projeto ganhou viés social ao garantir geração de renda a catadores que antes atuavam por conta própria e não tinham qualquer respaldo em suas condições de trabalho e, muitas vezes vivendo em situação de vulnerabilidade social.

De 2013 até o mês de agosto de 2021, os relatórios de atividades da ASCREPI contabilizaram 1.538 toneladas de materiais recicláveis recuperados, gerando renda e proporcionando melhorias ambientais.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente Shaiana Silva: “a administração trabalha no intuito de aumentar a frequência de atendimento porta-a-porta da coleta seletiva, bem como sua expansão para as localidades ainda não atendidas”.

O Governo de Pimenta, juntamente com a Associação de Catadores agradecem a população Pimentense que abraçou o Programa ReciclaPimenta e que contribui com o projeto.

Seja nosso parceiro! Participe da Coleta Seletiva em Pimenta!