Campanha de castração esterilizou gratuitamente 200 animais, entre cães e gatos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Associação Protetora dos Animais “Anjos de Patas”, promoveram no fim do mês de novembro e início de dezembro a campanha de castração de cães e gatos em estrutura montada no pátio da Prefeitura Municipal de Pimenta/MG. A campanha foi finalizada com 200 animais castrados gratuitamente.

A Ação foi executada em parceria com o Deputado Estadual Noraldino Júnior e a ONG Ajuda – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, através das Unidades Móveis de Esterilização – CASTRA MÓVEL – importante instrumento para o trabalho de conscientização da posse responsável pela população. Durante as ações de castração a equipe também realiza palestras de educação humanitária e ambiental e trabalha com educação primária em escolas.

Os cães e gatos que foram esterilizados são animais recolhidos das ruas ou adotados e que foram previamente cadastrados. Após a cirurgia todos os animais foram registrados, com foto e nome do tutor para controle da ONG, bem como identificados com microchip.

Atualmente a maioria das cidades do país enfrenta problemas com o número de animais de rua. A castração é de suma importância para controlar a taxa de natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência.