8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021

8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021, acontecerá nos dias 21,22 e 23 de setembro. “CAMINHOS DO PATRIMÔNIO CONTEMPORAINEIDADE E NOVOS HORIZONTES” – Pains e Pimenta

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece de dois em dois anos. É uma ação organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a SECULT, com monitoramento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA/MG. Este ano Pimenta tem a cidade de Pains como parceira.

? Evento: 21/09 as 14h SEMINÁRIO ONLINE TEMA: CAMINHOS DO PATRIMONIO – CIDADES DE PAINS E PIMENTALOCAL: GOOGLE MEET, SITE DAS PREFEITURAS E WHATSAPP (o link será disponibilizado através das redes sociais) PALESTRANTES: Simone Ramos – Mestre em Patrimônio Sustentável pela UFMG Paulo Esteves – Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pimenta. Marcia Rabelo – Secretária Municipal de Cultura e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pains.

? Evento: 22/09 às 13h
LANÇAMENTO DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E RESTAURO DAS RUINAS DO FORNO DE MEMÓRIA (bem tombado pertencente ao Conjunto Paisagístico do Centro Histórico)
LOCAL: Restaurante 2000 – abertura com a Banda Municipal Edson Gaúcho “Tropeiro do Vento”
CONVIDADOS: Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Prof.º Wendel Mesquita – Deputado Estadual Vice-presidente da Comissão e Cultura.

? Evento: 23/09 às 08:30h
EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO – EDUCARTEMA: Ruínas do forno de Memória
PALESTRANTE: Paulo Esteves – Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pimenta. Em 2021 instituto IEPHA contou com mais de 750 ações para preservação da memória histórica dos bens registrados e tombados. O principal objetivo da 8ª Jornada do Patrimônio é viralizar os agentes culturais utilizando os planos de salvaguarda ou não dos bens de Minas Gerais, valorizando a memória e a história de um povo.

As atividades propostas pela equipe do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) tem como temática: “Caminhos do Patrimônio: Contemporaneidade e novos Horizontes” e do município – “Educação Patrimonial: História, memória, ação e a arte”. O objetivo deste evento é despertar na comunidade o gosto pela arte e pela cultural local, para valorizar a história, a memória, a arte e a identidade pimentense.