(37) 3412-2820

gabiente@pimenta.mg.gov.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021

8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021, acontecerá nos dias 21,22 e 23 de setembro. “CAMINHOS DO PATRIMÔNIO CONTEMPORAINEIDADE E NOVOS HORIZONTES” – Pains e Pimenta

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece de dois em dois anos. É uma ação organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a SECULT, com monitoramento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA/MG. Este ano Pimenta tem a cidade de Pains como parceira.

? Evento: 21/09 as 14h SEMINÁRIO ONLINE TEMA: CAMINHOS DO PATRIMONIO – CIDADES DE PAINS E PIMENTALOCAL: GOOGLE MEET, SITE DAS PREFEITURAS E WHATSAPP (o link será disponibilizado através das redes sociais) PALESTRANTES: Simone Ramos – Mestre em Patrimônio Sustentável pela UFMG Paulo Esteves – Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pimenta. Marcia Rabelo – Secretária Municipal de Cultura e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pains.

? Evento: 22/09 às 13h
LANÇAMENTO DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E RESTAURO DAS RUINAS DO FORNO DE MEMÓRIA (bem tombado pertencente ao Conjunto Paisagístico do Centro Histórico)
LOCAL: Restaurante 2000 – abertura com a Banda Municipal Edson Gaúcho “Tropeiro do Vento”
CONVIDADOS: Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Prof.º Wendel Mesquita – Deputado Estadual Vice-presidente da Comissão e Cultura.

? Evento: 23/09 às 08:30h
EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO – EDUCARTEMA: Ruínas do forno de Memória
PALESTRANTE: Paulo Esteves – Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pimenta. Em 2021 instituto IEPHA contou com mais de 750 ações para preservação da memória histórica dos bens registrados e tombados. O principal objetivo da 8ª Jornada do Patrimônio é viralizar os agentes culturais utilizando os planos de salvaguarda ou não dos bens de Minas Gerais, valorizando a memória e a história de um povo.

As atividades propostas pela equipe do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) tem como temática: “Caminhos do Patrimônio: Contemporaneidade e novos Horizontes” e do município – “Educação Patrimonial: História, memória, ação e a arte”. O objetivo deste evento é despertar na comunidade o gosto pela arte e pela cultural local, para valorizar a história, a memória, a arte e a identidade pimentense.

Rolar para o topo