Ir para o conteúdo

1º Festival Mineiridade, Nossa Cozinha recebeu o selo cozinha mineira

O Evento pimentense para celebrar o Ano da Mineiridade recebeu o selo Cozinha Mineira que visa a valoriza a tradicional Cozinha Mineira como Patrimônio.
A iniciativa é do Governo de Minas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e do Instituto Periférico.

Segundo o Secretário de Cultura Paulo Esteves, o dossiê do inventário do Festival Mineiridade, Nossa Cozinha de Pimenta foi entregue pessoalmente no Instituto Periférico em Belo Horizonte, e a SECTUR preencheu o formulário para adesão do selo no dia 21 de março, no lançamento do Ano da Mineiridade. “É muito bom receber o selo do estado e em breve estará estampado nas comemorações do Festival do município de Pimenta”, finalizou.

O Festival Mineiridade, Nossa Cozinha acontecerá nos dias 06 e 07 de maio no entorno da Praça Padre José Espíndola, com tudo que a culinária mineira pode oferecer. Pratos tradicionais como do tropeiro, pão de queijo com linguiça, fígado com jiló e cachaça fazem parte da programação juntamente com as deliciosas quitandas da APAE, fazendo jus ao slogan do festival “O mineiro nunca perde a mineiridade”.

PATRIMÔNIO AFETIVO DOS MINEIROS

“O logotipo da Cozinha Mineira aposta na afetividade e na pluralidade de ingredientes, utensílios, modos de fazer, geografia, costumes culturais e tradições regionais que formam nossa cozinha”, completa Fabrício Santos, diretor de planejamento da Árvore.

Outros objetos e alimentos do cotidiano também estão presentes graficamente para dar suporte às diversas possibilidades de aplicação da marca, como o filtro de barro, o ovo e o fogão a lenha.

As cores escolhidas para completar o conjunto gráfico do logotipo remetem às relações culturais presentes no universo da cozinha mineira: o colorido das festas religiosas, das manifestações culturais de Minas, a arquitetura colonial, a exuberância natural e a diversidade gastronômica do estado.

Rolar para o topo Pular para o conteúdo