Nossos Sistemas

Portal da Transparencia E-Nota GED E-SUS Portal do Aluno ECIDADE Online

Pesquisa no Site:

Saúde em Foco

Outubro Rosa

 

Governo de Pimenta e Secretaria Municipal de Saúde tem uma mensagem muito importante para você...

 

 

 

Acesse:

https://www.facebook.com/PrefeituraPimenta/videos/925809564154294/?fallback=1

Cuide do Seu Coração !!!

Mais uma vez a secretaria de saúde promoveu a Campanha do CORAÇÃO FORTE! SAÚDE EM DIA, e aproveita para agradecer a todos funcionários e usuários que participaram.

Leia mais...

Secretaria Municipal de Saúde alerta para a 2ª dose da vacina contra HPV

 

 

Para garantir 100% de proteção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que provoca o câncer do colo do útero, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. Mais de 2,2 milhões de meninas já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV desde o início da nova fase da campanha, em 1º de setembro. O número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos.

Leia mais...

Mais Saude para a População

 

 

A Prefeitura de Pimenta pensando no bem estar e na qualidade de vida da população vem realizando, através da Secretária de Saúde do município, diversas melhorias na área de saúde nos 03 PSF’s e. Desde o início da atual gestão, além dos atendimentos de atenção primária a saúde, médicos especialistas em diversas áreas realizam atendimentos semanais na cidade. De segunda à sexta-feira, com horários e dias específicos, a população pode agendar os atendimentos médicos nas áreas de clínica geral, ortopedia, psiquiatria, psicologia, fisioterapia, pediatria, ginecologista, nutricionista, dentista e fonodiaulogia.

Leia mais...

Cuidado com a Dengue

 

Com o início da Primavera, faltando alguns meses para a chegada do verão, as altas temperaturas que já têm sido registradas em Minas Gerais, aliadas à tendência de que as chuvas se tornem mais intensas e frequentes neste início de primavera, já é um aviso para que a população redobre a atenção no combate à dengue.

Leia mais...

Governo de Pimenta Disponibiliza Exames de Mamografia

 

 

Através da Campanha Outubro Rosa, Governo de Pimenta através da Secretaria de Saúde, será disponibilizado o caminhao da mamografia para realização de 400 exames, de 26/10 ate 06/11, para mulheres de 50 a 59 anos de idade, interessadas deverão procurar o PSF do seu bairro para agendar seu exame.

Leia mais...

Secretaria de Saúde Promove Encontro com Moradores do Distrito de Santo Hilário

 

 

A Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, na tentativa de compartilhar com a população as decisões com relação à sua saúde, se reuniu esta semana com membros da comunidade de Santo Hilário.

Leia mais...

Secretaria de Saúde Promove Encontro com Moradores da Comunidade de Boa Vista

No dia 09 de julho de 2015, aconteceu na localidade de Boa vista, uma reunião onde estiveram presentes os moradores, a equipe de saúde da família, a secretária e a coordenadora de saúde de Pimenta e o presidente do conselho de saúde.

“Desde o inicio dos trabalhos em 2013, esta gestão sempre buscou um serviço de qualidade. No começo foi difícil de atender à todas as demandas, porém continuamos buscando essa qualidade e com isso, viemos tentar resolver a solicitação feita pelos moradores da comunidade de Boa Vista de ter atendimento na unidade todas as semanas.” relata a secretária de saúde Linara Mirelle.

No momento o atendimento tem-se limitado ao atendimento médico mensalmente com cerca de 15 atendimentos.

Após longa e agradável conversa, chegamos as seguintes reinvindicações levantadas pelos moradores:

  • Ter atendimento de enfermagem pelo menos 02 vezes por semana.

  • Trazer medicamentos para distribuir no dia do atendimento médico.

  • Iniciar um grupo de atividades físicas.

  • Realizar ações de saúde do trabalhador.

  • Realizar reuniões como esta à noite na terça ou quinta-feira – 19:00hs.

Contudo a secretária explicou aos moradores que agendará novo encontro e tentará dentro das possiblidades do governo, atender as reinvindicações.

A secretaria de saúde agradece a presença de todos e espera que o próximo encontro seja ainda um sucesso maior.

 

 

Secretaria de Saúde cria Programa de Fornecimento de Oxigênio para os Pacientes de Pimenta

Com o objetivo de diminuir o número de internações para pacientes com insuficiência respiratória crônica; melhorar a qualidade de vida e propiciar maior sobrevida a estes pacientes e também diminuir o número de consultas em pronto atendimento nos serviços de urgência e emergência, reduzindo assim o custo econômico para o sistema de saúde, esta secretaria está implantando O Programa de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP).

Este programa consiste em disponibilizar um aparelho que concentra o oxigênio disponível no ambiente que é filtrado no aparelho e passa pelo cateter nasal chegando aos pulmões dos pacientes.

Caso você ou algum familiar tenha indicação do uso de oxigêncio domiciliar, procure a sua Unidade de Saúde e lá você recebera a ajuda que precisa. Critérios para conseguir a Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada:

  • Possuir um responsável (cuidador) contínuo;

  • Não fumar;

  • Usar adequadamente o oxigênio, sem causar danos ao paciente ou ao equipamento;

  • Usar o oxigênio (quantidade de horas por dia e litros por minuto) de acordo com a prescrição médica;

  • Comunicar a Secretaria Municipal de Saúde a mudança de endereço com antecedência;

  • Manter a moradia e os equipamentos usados para oxigenoterapia em condições de segurança e higiene

    Doenças relacionadas ao uso de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada:

  • DPOC,

  • Fibrose Pulmonar,

  • Doenças Congênitas que provocam hipoxemia,

  • Fibrose cística,

  • Sequelas de tuberculose,

  • Doenças da Circulação Pulmonar,

  • Doenças Neuromusculares,

  • Deformidades Graves da Caixa Torácica

Santa Casa Recebe Nova Cobertura

Com recursos próprios através do Governo de Pimenta em parceria com Secretaria de Saúde, Santa Casa recebe nova cobertura e reparos no segundo pavimento.

Leia mais...

LUTA ANTIMANICOMIAL

Dia 18 de maio comemora-se a luta antimanicomial.

É um movimento que começou com os profissionais de saúde mental, psquiatras e psicólogas como uma reação ao tipo de tratamento que os portadores de sofrimento mental recebiam nas internações psiquiátricas.

Leia mais...

Campanha Uso Racional de Medicamentos

  • Tentativa de suicídio, acidentes individuais, uso terapêutico ou erro de administração.

  • A automedicação ou o uso indevido de medicamentos intoxicou 138.376 pessoas no Brasil entre 2008 e 2012 (uma média de 27 mil ao ano), conforme revelam os dados mais recentes do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas) do Instituto Fiocruz.

  • Mortes causadas por medicamentos foram 365 no período, uma média de 73 ao ano.

No DIA 5 DE MAIO, em comemoração ao Dia Nacional pela Luta ao Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria de Saúde de Pimenta promoveu semana atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde e também na Farmácia de Minas.

Foram realizadas ‘Salas de Espera”, ou seja, discussões com a população que espera atendimento médico, acerca do uso correto de medicamento, as diferenças entre medicamentos genéricos, éticos e similares. Também aconteceu uma blitz educativa, onde foram atendidas cerca de 130 pessoas que realizaram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações gerais quanto ao risco do alto consumo de medicamentos.

Estamos também iniciando a Campanha de Descarte Correto do Medicamento vencido, onde a população está sendo orientada à levar os medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados para as Unidades de Saúde ou para a Farmácia de Minas para o descarte correto.

Na Farmácia de Minas são atendidas uma média de 100 pessoas por dia e em dias de mais movimento até 150 atendimentos são realizados pela equipe. Durante esses atendimentos percebemos claramente a dificuldade de muitas pessoas que acabam por tomar medicamento errado. A informação correta é sim a proposta dessa campanha, contamos com a participação da comunidade.

 

E SUA SAÚDE? COMO ANDA?

 

Ter saúde não quer dizer simplesmente não estar doente.

Ter saúde é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente.

E SUA SAÚDE? COMO ANDA?

Seu corpo está em condições de te proporcionar conforto durante seus afazeres do dia? Ou está cansado, dolorido ou desanimado?

Sua mente está em paz para lhe auxiliar nas decisões da vida? Ou está esgotada, cheia de tantos problemas que você se perde nessa imensidão e não vê a hora de dormir e desligar o cérebro?

E sua vida social? Você encontra momentos para descansar, se divertir, jogar uma conversa fora com o vizinho, ir ao encontro de Deus ou fazer qualquer coisa que te leve ao encontro das pessoas?

Precisamos refletir essas questões para gozarmos de plena saúde.

Veja como podemos melhorar nossa saúde:

  • Alimentar-se de maneira equilibrada e saudável

  • Evitar o consumo de frituras, gorduras e bebidas alcoólicas

  • Evitar o consumo excessivo de sal e açúcar

  • Realizar exames preventivos anualmente ou conforme recomendação médica

  • Exercitar-se pelo menos 3 vezes por semana por no mínimo meia hora

  • Evitar o estresse

  • Não fumar

VENHA SE EXERCITAR E TAMBÉM:

  • Orientações de alimentação saudável

  • Prática de atividade física

  • Aferição de PA e Glicemia Capilar

Secretaria de Saúde continua pedindo a colaboração da população na luta contra a dengue!

 

Nesta última semana tivemos em Pimenta mais 14 casos suspeitos, dos quais 4 foram confirmados, 04 descartados e 6 seguem em investigação. Em 2015 já totalizamos 31 casos confirmados desde janeiro de 2015. Isso quer dizer que considerando o cálculo para constatar uma epidemia que é de 300 casos para 100.000. Considerando o número de casos confirmados, já atingimos esse limite e portanto podemos dizer que estamos em epidemia.

Por isso, reforçamos que o papel da população é extremamente importante para que consigamos interromper o aumento do número de casos. Limpe seus quintais, retire os recipientes que acumulam água de dentro de sua casa, limpe as calhas e lajes e tampem as caixas d’água.

 

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

A Secretaria de Saúde de Pimenta informa que à partir do dia 08 de maio, as vacinas contra a gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A demora pela chegada das doses foi devido ao atraso na fabricação e entrega pelo estado.

No sábado dia 09 de maio, as Unidades de saúde estarão abertas para a vacinação das 08:00hs às 17:00hs. Portanto procure sua unidade de saúde e leve o seu cartão de vacinas e o cartão do SUS.

A vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza e é uma componente chave da preparação e resposta da OMS para controlar a circulação de amostras de vírus influenza sazonal.

A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra influenza.

Devido a mudança dos vírus influenza, é necessário se vacinar anualmente contra influenza. Todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, onde grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Trabalhador de saúde;
  • Povos indígenas;
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
  • Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).